29jun

Wish List: livros inspiradores

wishlistlivros

Outro dia precisei dar um presente para uma menina bacana em uma data especial. Eu amo presentear com livros, embora muitas vezes os meus filhos reclamem da minha originalidade (ou falta de): sempre livro ou jogo americano! Mas a verdade é que o sucesso costuma ser garantido. Como optei por livro dessa vez (acho que ela já tem a minha coleção toda de jogos!), decidi dar um pulinho na livraria e fazer uma curadoria de livros que me encantam e que passam uma mensagem sensível e especial, assim como a presenteada. Já valeu o passeio que foi uma delícia e fiquei com vontade de compartilhar por aqui, vez ou outra, minhas descobertas literárias. Em geral livros bacanas, modernos ou coloridos, sensíveis ou cheios de humor e sempre inspiradores. O presente fez um sucesso danado, espero que vocês gostem também!

1 – HISTÓRIAS DE NINAR PARA GAROTAS REBELDES – Elena Favilli e Francesca Cavalo. Esse é o primeiro da lista porque é de suspirar de tão lindo. Para todas as idades, daqueles que tem que ter! 100 histórias sobre 100 mulheres extraordinárias – de Cleopatra, Frida Kahlo à Serena Williams. Mulheres de diferentes nacionalidades, diferentes carreiras e estilos de vida. Ilustrado por 60 artistas do mundo inteiro. Para ler devagarinho e descobrir textos simples e histórias inspiradoras!

2 – MARY POPPINS ilustrado por RONALDO FRAGA – a história todo mundo conhece e é encantadora. Mas esta edição de 80 anos em especial é muito, muito linda. Sou fã absoluta do Ronaldo Fraga, um artista completo, sensível e brasileiro – fica muito claro isso no trabalho dele. As ilustrações são bordadas a mão em tecido e depois fotografadas, dá pra imaginar?

3 – O DIÁRIO DE ANNE FRANK EM QUADRINHOS – por Ari Folman e David Polonsky. Achei a ideia de transformar em algo mais visual, o texto tão rico da menina Anne Frank, que morreu no Holocausto, muito bacana e diferente. O livro original (o diário) foi  lançado em 1947 e desde então já teve várias edições e adaptação para teatro etc.

4 – PEQUENO DICIONÁRIO DE PALAVRAS AO VENTO – Adriana Falcão. Não tenho nem palavras para descrever tamanha graça e sensibilidade deste livro. É daquelas coisas que eu olho e sinto vontade de ter feito! Deixo ele na sala, para escolher uma palavra por sorte e de repente o cotidiano ganha outra cor. A Adriana escreveu significados mais gostosos e divertidos para um montão de palavras. Quer um gostinho?: IMAGINAÇÃO – todo filme que passa na cabeça da gente. LANTEJOULA – o que a mulher veste quando pretende ser lua naquela noite.  SÓ – você com uma porção de vocês em volta.

5 – PIPPI MEIALONGA – Astrid Lindgren com ilustrações de LAUREN CHILD. Eu amo as histórias da Pipi, uma menina sapeca e aventureira. Em todas as vezes que eu lia para os meus filhos, me surpreendia com a qualidade do texto e humor. Parece até brincadeira, mas ela me fazia rir e pegar mais leve comigo mesma, quando o cansaço do final do dia mais duas crianças pequenas  me deixavam com o humor bem duvidoso. Essa edição com as ilustrações da Lauren Child (Charlie e Lola, quem lembra?) é maravilhosa, daquelas para guardar pra sempre!

Quem quiser me contar do que gostou ou mandar alguma dica nova, será bem legal. Pretendo dividir aqui as dicas de livros não só infantis, mas de design, culinária, bobeiras e outros mais. Acho que eles é que estão me pedindo. Lá das estantes da sala, dos quartos, debaixo da cama e até do banheiro: compartilha!!!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>